Governo de Santa Catarina lança programa para ampliar cursos técnicos na Rede Estadual de Ensino
-
Fotos: Roberto Zacarias / Secom -
Iniciativa visa formar jovens com habilidades técnicas e facilitar entrada no mercado de trabalho ao término do ensino médio
A Secretaria de Estado da Educação dá início ao ano letivo de 2024 com uma grande novidade: o programa CaTec - Catarinense Técnico. O objetivo é expandir a oferta de cursos técnicos para os estudantes da Rede Estadual de Ensino, possibilitando que concluam o ensino médio com um diploma de conclusão e, pelo menos, uma certificação técnica.
O governador Jorginho Mello enfatizou a importância dessa iniciativa, destacando que os cursos técnicos gratuitos proporcionarão oportunidades para milhares de jovens ingressarem no mercado de trabalho. Ele ressaltou que essa medida é mais um passo na transformação da educação em Santa Catarina, ao lado do já estabelecido Programa Universidade Gratuita.
O programa CaTec foi autorizado pelo Conselho Estadual de Educação (CEE/SC) e contemplará inicialmente cursos da área de Gestão e Negócios, oferecidos para estudantes matriculados nas turmas de 2ª e 3ª série do ensino médio das escolas estaduais. Serão ofertados 10 cursos técnicos, com carga horária mínima de 800 horas, incluindo Administração, Logística, Contabilidade, Comércio Exterior, Recursos Humanos, Marketing, e outros.
Cada unidade escolar terá autonomia para definir os cursos a serem oferecidos, considerando a demanda local e o desenvolvimento econômico regional. A secretária-adjunta de Estado da Educação, Patrícia Lueders, ressaltou que os alunos terão a oportunidade de obter até dois diplomas de cursos profissionalizantes, saindo do ensino médio com um foco claro no mercado de trabalho.
As matrículas para os cursos técnicos serão realizadas online entre os dias 21 e 23 de fevereiro de 2024. As aulas ocorrerão no contraturno do Ensino Médio e terão início já em março deste ano.
Com essa iniciativa, serão disponibilizadas 40 mil vagas em cursos técnicos para os estudantes do ensino médio da Rede Estadual de Ensino. Essa medida visa atender à crescente demanda por profissionais qualificados no mercado de trabalho, oferecendo aos jovens uma formação técnica sólida e preparando-os para os desafios do mundo profissional.

Deixe seu comentário